terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Mostra como se faz Gnome: Extensão do Gnome habilita Lente Comercial com controle total do usuário

É, parece que a ideia de trazer conteúdos publicitários aos nossos desktops está virando moda…

Um desenvolvedor do Gnome criou uma extensão para o Gnome Shell que permite os usuários fazer buscas de produtos para compra diretamente da barra de pesquisas do Gnome (neste link você pode instalá-la facilmente). Apesar de ser quase a mesma ideia da lente comercial do Ubuntu, esta extensão coloca o usuário no controle total do que acontece “nos bastidores”.


Na página de configuração da extensão, há uma opção que permite o usuário escolher o cliente que ele quer usar. Não só a Amazon, mas qualquer outra fonte. A ideia é bem interessante, apesar de ainda não estar totalmente instável.
Extensão comercial em ação no Gnome Shell
Configurações da extensão
Abaixo estão algumas das diferenças da “Lente comercial do Gnome” em relação a Lente Comercial do Ubuntu:
  • O usuário tem controle sobre o código de afiliado (o código usado para gerar receita através da publicidade)
  • É opicional para cada usuário da máquina, tendo em vista que esta lente está instalada no diretório home do usuário.
  • Pode se configurar um prefixo para exibição dos resultados comerciais, ao contrário do Ubuntu que mistura resultados locais, online e comerciais
  • Ela usa HTTPS para envio de dados para a fonte
  • O lado do cliente é totalmente open source
  • O desenvolvedor é bem transparente quanto ao funcionamento da extensão
  • Ela não usa GeoIP para setorizar a busca para uma localidade. Você configura isso se quiser e mesmo assim seu IP não é repassado a fonte
  • Ativando esta lente você não será obrigado a ativar outros provedores de busca on-line, pois eles não são co-dependentes.
  • Muito flame foi levantado sobre esta lente, pois á quem diga que este desenvolvedor mostrou ao mundo Open Source que a Canonical poderia ter feito algo bem mais transparente do que fez com sua lente comercial, porém temos que levar em conta que a Canonical é uma empresa e com certeza a ideia por trás da Lente Comercial do Ubuntu é gerar receita para ela.
Agora se isto foi o certo a se fazer ou não, tomando como base que o Ubuntu é um Sistema Operacional Livre e Open Source…
Fonte: http://www.muktware.com/5032/gnome-extension-shows-ubuntu-how-do-shopping-lens-right?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+muktware%2Ffeeds+%28Muktware+Feeds%29#.UOWiYc_qScF

Nenhum comentário:

Postar um comentário