É, parece que a ideia de trazer conteúdos publicitários aos nossos desktops está virando moda…
Um desenvolvedor do Gnome criou uma extensão para o Gnome Shell que permite os usuários fazer buscas de produtos para compra diretamente da barra de pesquisas do Gnome (neste link você pode instalá-la facilmente). Apesar de ser quase a mesma ideia da lente comercial do Ubuntu, esta extensão coloca o usuário no controle total do que acontece “nos bastidores”.
Na página de configuração da extensão, há uma opção que permite o usuário escolher o cliente que ele quer usar. Não só a Amazon, mas qualquer outra fonte. A ideia é bem interessante, apesar de ainda não estar totalmente instável.
Extensão comercial em ação no Gnome Shell |
Configurações da extensão |
Abaixo estão algumas das diferenças da “Lente comercial do Gnome” em relação a Lente Comercial do Ubuntu:
- O usuário tem controle sobre o código de afiliado (o código usado para gerar receita através da publicidade)
- É opicional para cada usuário da máquina, tendo em vista que esta lente está instalada no diretório home do usuário.
- Pode se configurar um prefixo para exibição dos resultados comerciais, ao contrário do Ubuntu que mistura resultados locais, online e comerciais
- Ela usa HTTPS para envio de dados para a fonte
- O lado do cliente é totalmente open source
- O desenvolvedor é bem transparente quanto ao funcionamento da extensão
- Ela não usa GeoIP para setorizar a busca para uma localidade. Você configura isso se quiser e mesmo assim seu IP não é repassado a fonte
- Ativando esta lente você não será obrigado a ativar outros provedores de busca on-line, pois eles não são co-dependentes.
- Muito flame foi levantado sobre esta lente, pois á quem diga que este desenvolvedor mostrou ao mundo Open Source que a Canonical poderia ter feito algo bem mais transparente do que fez com sua lente comercial, porém temos que levar em conta que a Canonical é uma empresa e com certeza a ideia por trás da Lente Comercial do Ubuntu é gerar receita para ela.
Agora se isto foi o certo a se fazer ou não, tomando como base que o Ubuntu é um Sistema Operacional Livre e Open Source…
Fonte: http://www.muktware.com/5032/gnome-extension-shows-ubuntu-how-do-shopping-lens-right?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+muktware%2Ffeeds+%28Muktware+Feeds%29#.UOWiYc_qScF
Nenhum comentário:
Postar um comentário