domingo, 6 de janeiro de 2013

PC Antigo? LXDE nele! (Parte 2/2)

Continuando o tópico anterior, irei mostrar alternativas de aplicativos para deixar o Sistema mais leve e com poucas dependências.



Navegador Web Iceweasel
Esse programa é para Debian. Ele é uma versão alternativa do Firefox para o Debian que surgiu devido à problemas com a licença de propriedade sobre a marca Firefox. Ele é um pouco mais leve do que o Firefox e se integra melhor ao Debian.




Editor de Texto Geany
O Geany é um dos melhores editores de texto que já usei. O Leafpad que vem no pacote é bem limitado, e se parece muito com o NotePad do Windows (eca!). O Geany tem várias funções bem interessantes como o seletor de cores para editar, por exemplo, um arquivo .conkyrc. 



PCManFM
Isso mesmo, o próprio Gerenciador de Arquivos do LXDE. Ele tem várias funções interessantes, como a de abrir a pasta atual como Super Usuário usando o gksu. Ou de abrir o terminal já na pasta atual. Ele também pode Gerenciar do Desktop, como os ícones e o Papel de Parede.



Mplayer
Não é o Gnome Mplayer, mas sim o próprio, a versão original. Essa interface pode ser muito feia, mas faz o que todo player tem que fazer: executar multimídia.



LxMusic
Sei que dizer que o LXMusic substitui o Amarok é sacanagem, mas ele é muito mais leve e vem junto com o LXDE. Ele usa o XMMS2 por debaixo dos panos. Ele é leve e bem competente.



Deadbeef
Outro player leve. Ele gerencia listas de reprodução com extrema eficiência, para quem tem aquela lista toda bagunçada, ele pode ser ideal. Quem notou alguma semelhança com o LXMusic?



Audacious
O Audacious é uma espécie de sucessor do XMMS. As versões atuais são feitas sobre o GTK3, assim oferecendo uma opção bem bonita. Ele faz o que tem que fazer: Tocar música.



ePDFviewer
Ele é leve, muito rápido e cumpre o que promete. Além disso tem bem menos dependências do que o Okular e o Evince.



Xarchiver
Mais um que é levíssimo e cumpre o que promete, ele é apenas uma interface gráfica para vários descompactadores e compactadores (tar, rar unrar, zip unzip).

Esses são os programas que recomendo para usar com esse ambiente. Bom uso do LXDE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário