quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Plasma Active e o motivo de querer usar ele... (Parte 1/2)

Todos que me conhecem nos fóruns sobre Linux por aí, sabem que tenho uma certa paixão quanto ao Ambiente de Trabalho KDE. O KDE foi um dos primeiros ambientes gráficos para Linux e outros Unix que realmente integrou os aplicativos de Desktop que usamos hoje em dia. Ele é bastante flexível, existindo versões para Desktops, Netbooks e Tablets. Isso mesmo TABLETS. Vou falar do Plasma Active que a versão de Tablets do KDE.


Introdução

No site oficial do KDE Brasil, na Wiki do Plasma Active, se encontra a seguinte definição para que serve um tablet.

Um tablet em uso (ou não utilizado em uma de suas gavetas) é um verdadeiro computador. Ele pode fazer mais do que simplesmente navegar na web e assistir vídeos ? Marco Martin, conhecido hacker KDE e colaborador da basysKom pensa assim: "o fato que pessoas baixam e usam várias aplicações mostra que existe esse desejo de fazer algo mais". Ele se incomoda com o fato que "a maioria das aplicações para dispositivos móveis parecem estar desconectadas uma das outras". Marco acredita que é este o ponto onde o Plasma Active - interface para usuário desenvolvida pelo KDE e o conjunto de aplicações para dispositivos móveis touchscreen - pode atacar e disponibilizar uma brilhante solução.
O Plasma Active é bem diferente, mas seguindo o conceito de "Atividades" introduzido em 2008 no lançamento do KDE 4.0 (aquele que foi muito criticado). Acho esse conceito bem interessante se bem explorado, pois imagine um estudante que em um desktop ele pode ter Widgets relacionados à Biologia (uma tabela periódica, por exemplo) e em outro relacionado à Matemática (como a excelente calcutadora QCalculate!). O Plasma Active leva isso aos Tablets. Alguns aplicativos já tem versão para o Active como o Visualizador de imagens, o Navegador e o Caligra (excelente suíte, só tem que resolver alguns bugs).


Recursos interessantes



Um dos vários recursos do Plasma Active é a presença dos botões do painel superior: Compartilhar, Curtir e Conectar. Estes botões tornam mais fácil o compartilhamento imediato de conteúdo (tais como imagens) em redes sociais ou serviços de armazenamento on-line; "curtir" informações presentes em redes sociais ou localmente (por exemplo, fazendo o bookmark de uma página), e conectar itens a outros como, por exemplo, associar um documento ou página web à activity atual de modo a sempre estarem prontamente disponíveis no futuro. Dessa forma, se você quiser ter acesso rápido a uma imagem, basta clicar no ícone "Conectar" para adicioná-la como um widget da área de trabalho da activity atual.


Você pode facilmente associar um arquivo ou página web à uma activity usando o botão Conectar (Connect).
Como é de Praxe no KDE, o Active apresenta o Nepomuk. Isso permite que as informações armazenadas no dispositivo sejam mantidas em um local central, permitindo que sejam tratadas de maneira uniforme e exibidas de forma coerente, independentemente se é um arquivo, um contato, umbookmark ou informações sobre um local, ligando-as através de informações semânticas. O que isto significa na prática é que as recomendações são mais do que uma lista de arquivos usados ​​recentemente ou mais acessados​​, sugerindo documentos que são frequentemente usados em conjunto com aqueles atualmente abertos ou usados frequentemente na mesmaactivity (as recomendações são específicas a cada activity).

O menu de recomendações
Na próxima parte, vou relatar os testes que tive com o Active, e espero incentivar o uso desse sistema maravilhoso...

2 comentários:

  1. É um sistema para tablets que você conseguiu usar no seu computador normal?

    Queria fazer isso com o Ubuntu Phone OS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei uma versão do Kubuntu com o Plasma Active por padrão. Vou tentar instalar no VirtualBox.

      Excluir